sábado, 17 de julho de 2010

DE PAI PARA FILHA, CONVERSA

Se existe algo recompensador para um pai, isto é aquele instante em que a sós com seu filho ou filha, como para este caso, em que ela lhe faz perguntas.
Vivi estes momentos ontem, quando retornava da Praia Grande com minha filha. Aquela chuva e o tempo frio e ela ansiosa, com a roupa que usaria hoje na vigília, interessada por saber o que significa consagração, e em saber se ela já tem o Espírito Santo.
Foram momentos gratificantes, enquanto lhe respondia as perguntas e dizia que estava entendendo.
Para mim, foi muito especial poder dizer-lhe que tenho feito a minha parte, mantendo-a nos caminhos do Senhor, honrando o voto que fiz quando ela nasceu e, a partir de um certo momento este compromisso pertencerá a ela e, ouví-la responder que já sabe o que quer: Seguir Jesus!
Tenho certeza que vivo a alegria que meus pais viveram ao ver a mim e meus irmãos auxiliando-os na obra missionária, desbravando o sertão nordestino.
Fico feliz porque nestes dias uma menina consegue estar atenta a Cristo, demonstra amor por Ele, se interessa, se dedica, se programa, tira dúvidas. É verdadeiramente gratificante, ver a confiança dela em relação a mim: ouve e vê atentamente tudo me torpedeia de perguntas, questões, dúvidas. E quando ao final me diz que entendeu minhas respostas e explicações, me realizo como pai.
O diálogo entre pais e filhos é muito importante. Um professor pode ensinar ciência, história e outras matérias, mas vida  e amor só um pai ou uma mãe podem ensinar.
Por isso está escrito: "Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor."(Efésios 6:1-4).
Pais e fihos reflitam sobre estas palavras e espero que todos possam viver experIências como esta que relatei. São pequenos momentos que se agigantam em nossas vidas.

Nenhum comentário: