sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008


ENCONTROS INTERNAUTAS

Quero falar de algo que está acontecendo e tendo um aumento assustador. Tenho me preocupado como a web prende a pessoa ao micro, impedindo-a de trabalhar, de cuidar de seus afazeres. Ainda mais agora com a popularização do modem de banda larga que acelera a navegação. Mas a minha atenção tem se voltado especialmente para as salas de bate-papo e, não as comuns, as evangélicas mesmo, ou melhor, as que têm esse rótulo. Nessas salas, a maioria das pessoas não são evangélicas e, as que são não estão nem um pouco preocupadas com a difusão do Evangelho. Então ao entrar numa dessas salas, esteja preparado para encontrar devassos mandando sugestões infames, palavrões, pornografias, etc. E os evangélicos ficam lá, assistindo aquela sujeirada passando no monitor ou então discutindo com os perdidos. Pior ainda são aqueles que são evangélicos e usam nicks (apelidos) pervertidos e diabólicos. Tem ainda a Turma dos Santarrões, só entram na sala para dar sermão, instalam uma versão eletrônica da Bíblia, aí fica fácil achar o versículo rapidinho para fundamentar seu “sermão”. Não há nada de útil a se aproveitar. É certo que a tecnologia se faz necessária nos dias de hoje, que o computador é importante para toda atividade, mas perder o tempo com conversa fiada, sinceramente, há mais o que fazer. Fora o tempo perdido nas conversas têm ainda os que procuram um par romântico na rede. Acessam uma sala evangélica e procuram se conhecer. Marcam encontro em igrejas (para se conhecerem).
Soube de um rapaz que, certa vez, marcou um encontro em um dos templos grande de São Paulo. Compareceu, conheceu a garota, assistiu o culto ao seu lado e, pasmem, no dia seguinte, lá estava ele, conhecendo outra garota na mesma igreja e no mesmo horário. Aí me pergunto: Já pensou se a garota do dia anterior gosta e resolve voltar para assistir o culto de novo? Será que Deus se agrada desse comportamento? É preciso aproveitar melhor o tempo e as vantagens do computador e da web.
Você sabia que utilizamos menos de 10% da capacidade do nosso cérebro? E que o computador mesmo com toda eficiência e praticidade demonstradas sequer se aproxima dessa capacidade utilizada? Então não é proveitoso prender-se a um utensílio de dimensões inferiores e com práticas que não agradam a Deus. Nosso tempo é precioso e devemos utilizá-lo com coisas boas.
Existem regras para namoro e relacionamentos que devem ser seguidos pelos cristãos (pretendo postar sobre isso, pois muitos jovens me procuram a esse respeito e tenho percebido que, as igrejas não se cuidam de ensinar os jovens quanto a namoro e relacionamentos). E os casos fantasiosos de namoros e casamentos oriundos de contatos internautas devem ser visto com reserva. Toda cautela é pouca. “Não sejais vagarosos no cuidado”. Rom. 12.11a. Faça uma reflexão a respeito e defina seus procedimentos acerca disto. – Publicado no Jornal Ação Gospel.