sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

UM PAPO DESCOLADO

Uma moda tomou conta do Brasil, colar adesivos nos automóveis.
Alguém visando lucro, não se esqueceu da fatia de cristãos que também poderia “aderir” à moda. Assim, temos à venda todos os tipos de dizeres possíveis, desde versículos da Bíblia a similares dos pára-choques de caminhões. E porque não dizer das pessoas que encomendam seu próprio adesivo.
Depois dos versículos dos Salmos 91 e 23, e dos com personagens de desenho animado, os mais populares são: “DEUS É FIEL” e “PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS”. Mas o que desperta a minha curiosidade são exatamente as atitudes daqueles que “aderiram” à moda. Aí me pergunto, se o automóvel é “PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS”, será que cabe uma “carona” para o irmãozinho que mora longe?, que está na chuva?, ou para a irmã que leva a criança no colo? Ainda bem que “DEUS É FIEL”, pois quantos motoristas cometem barbaridades no trânsito com este adesivo refletindo no seu retrovisor.
Não posso deixar de contar o caso de um carro que tinha os seguintes dizeres em letras adesivadas: “SE VOCÊ AMA JESUS, BUZINE DUAS VEZES”. Imaginem o buzinaço atrás desse irmão. É, só que o pior ainda estava para acontecer. Surpreendido pelas buzinadas de um pastor que se deparou com o adesivo, que surpresa desagradável, do interior do veículo adesivado, mas precisamente da pecinha atrás do volante, saiu um enorme palavrão que aqui não se repetirá jamais. E o desespero do pastor, tentando explicar que só buzinou porque “AMA JESUS”?! Aí é que a situação se complicou, porque estressado e “mente poluída” que era o motorista, qualquer sinal vindo do outro carro lhe parecia obsceno. Só Deus sabe o que mais saiu daquela boca!
Faço questão de acrescentar. Este texto já estava pronto quando, para minha surpresa, abro um periódico da região e, numa das colunas, o que leio? Exatamente, um jornalista dizendo-se “credor de Jesus Cristo”, porque um carro, em péssimas condições, com um adesivo “PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS” havia abalroado o seu e, o condutor não tendo condições de assumir o prejuízo lhe exclamou: “Deus vai lhe dar em dobro o que o sr. Gastar no conserto”. Bem, na pior das hipóteses, o irmão mostrou-se um abençoador.
Vamos analisar o que estampar e como agir, para demonstrarmos que somos cristãos. Sendo verdade que, para ser cristão não precisa de rótulo, etiqueta, nem crachá.
Do cristão emana o bom perfume de Cristo e o seu semblante resplandece a Luz Divina. O verdadeiro cristão não pede desculpas, pede perdão, não diz “até logo”, diz “Deus te abençoe”, “Vai com Deus”, e no seu coração tem sempre uma palavra de conforto e um sorriso a demonstrar.
Não que eu tenha algo contra usar adesivo, desde que seu verdadeiro intuito seja divulgar gotas do Evangelho, mas todo cuidado é pouco na hora de escolher os dizeres, e principalmente, como se comportar depois de ser facilmente identificado como cristão.
Para quem é moderado aqui vai a minha sugestão: O peixinho tornou-se popular, é discreto e a maioria dos motoristas já sabem o seu significado, mas se você prefere algo mais incisivo, escolha o seu e não se esqueça, com adesivo ou sem, o importante é comportar-se dignamente. (publicado no Jornal Ação Gospel)

Nenhum comentário: